Após as cheias históricas que estão em curso no centro do estado e vales, agora a preocupação é com as águas que desembocam no Rio Uruguai vindas da região de Itapiranga SC e vários rios que correm para o principal Rio desta bacia
Várias prefeituras já estão se mobizando. Um exemplo é o comunicado feito hoje 03 de maio pela administração de Poto Vera Cruz.
"Na madrugada do dia 03/05/24, houve um aumento preocupante do nível do Rio Uruguai em Itapiranga-SC, chegando a crescer 1,22m por hora. Com base nos dados atuais, projeta-se que em Porto Vera Cruz-RS o Rio Uruguai deve ultrapassar os 12 metros, podendo alcançar até 13 metros no sábado (04/05). Esta é uma previsão e poderá ser alterada há qualquer momento".
Se continuar chovendo nos próximos dias como é a previsão, a enchente deve ser igual ou superior a mais recente que ultrapassou os 16 metros, nestas cidades. As comunidades abaixo de Porto Mauá já estão se preparando para o caso de até haver níveis aínda maiores das que já foram suportadas em oportunidades anteriores. Algumas localidades na região noroeste do RS já estão isoladas devido ao transbordamento de riachos menores.