A Defensoria Pública RS inaugurou na última quinta-feira (14) a Galeria dos Ex-Diretores-Gerais da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). Localizado no sétimo andar do prédio-sede da instituição, o espaço presta uma homenagem aos profissionais que ajudaram a gerir a Defensoria nos últimos 30 anos.
São eles: Ronaldo Cardoso Fontoura (de 1994 a 1998); Jorge Luiz Vicente Ferreira (de 1999 a 2000); Ramão da Costa Rocha (de 2000 a 2002); Carlos Roberto Rau (de 2002 a 2006); Sérgio Ricardo Moreschi (de 2007 a 2008); Flávio Henriques Fulginiti (de 2008 a 2016); Viro José Zimmermmann (de 2016 a 2020); e Leo Faller Becker (de 2020 a 2023).
Relembrando alguns momentos históricos da instituição, o defensor público-geral, Antonio Flávio de Oliveira, homenageou e exaltou a forma como cada um dos ex-diretores-gerais auxiliaram no crescimento da Defensoria Pública. Os ex-defensores públicos-gerais Maria de Fátima Záchia Paludo e Cristiano Vieira Heerdt também recapitularam alguns fatos marcantes e grandes feitos dos diretores-gerais, reforçando a importância do cargo para a gestão da instituição.
Prestigiaram o evento os ex-diretores-gerais Jorge Luiz Vicente Ferreira, Flávio Henriques Fulginiti, Viro José Zimmermmann e Leo Faller Becker e a filha de Sérgio Ricardo Moreschi, Jessyca Moreschi, que fez um discurso emocionado em nome do pai.
Na ocasião, também foi realizada uma homenagem ao servidor Mauro Marques da Silva, que faleceu em 26 de junho de 2023. Ele era coordenador da Unidade de Serviços Gerais da DPE e a sala onde trabalhava recebeu uma placa com o seu nome.
Estiveram presentes ainda, o
corregedor-geral da DPE/RS, Marcelo Turela de Almeida; o diretor-geral da Defensoria, Sérgio Guimarães; o diretor-geral do Ministério Público, Roberval da Silveira Marques; o ex-diretor-geral do Tribunal de Justiça, Sandro Borba; e a assessora do TJRS, Isabel Visali.